Quando os vestibulares e os exames começarem, independentemente da área de conhecimento que o estudante queira seguir, as provas de português e as redações estarão novamente em destaque e clareza e boa escrita serão valorizadas.
Além das provas específicas, dominar a nossa língua também é fundamental para redigir as questões dissertativas. Afinal, de que adianta saber o conteúdo e não conseguir comunicar isso ao avaliador? Por isso, é bom se preparar e manter os estudos em ordem.
Para a sorte de quem tem conexão à internet e um dispositivo funcionando, que pode ser celular, tablet, notebook ou computador, existem bons cursos gratuitos de português e redação –e o melhor é poder fazer todos eles.
On-line e gratuito, o “Curso de Técnicas de Redação” tem 40 horas de duração. O certificado é pago, mas opcional e válido em todo Brasil para ser usado em currículo, processo de seleção e concursos. Para acompanhar o desenvolvimento das técnicas de escrever, “Curso de Básico de Ortografia” apresenta a aplicação da norma culta do português.
A mesma instituição disponibiliza o “Curso de Português”, fundamental para quem tenta uma vaga na universidade ou quer alcançar uma boa posição em concursos. O “Curso de Concordância Verbal” expõe o conceito e a teoria das regras que devem ser aplicadas em provas e no dia a dia. Ambos, como o “Curso de Técnicas de Redação”, cobram apenas o certificado, se ele for requerido.
O curso de “Português Básico”, do iEstudar, é 100% on-line e gratuito. Você paga apenas o certificado, novamente, só se quiser ou precisar tê-lo. A carga horária é de 180 horas e existe uma avaliação final. Para a conclusão, o estudante deve alcançar nota igual ou superior a 60 pontos.
Prefere aprender com vídeos? O canal Português para Desesperados, no YouTube, vai ajudar. A professora Carol Mendonça ensina regras do português por meio de memes, paródias e músicas.
Todo o conteúdo do canal é gratuito e há distribuição de material didático para os inscritos no canal.
Depois de aprender com esses cursos, você pode enviar a sua redação para o site Escrever Online, que tem versão paga, corrigida por professores, e gratuita, corrigida por estudantes. A troca de experiências e a possibilidade de ser avaliado é um bom caminho para fazer uma redação nota mil.
Veja também: Mackenzie oferece 14 cursos on-line gratuitos
Nenhum comentário:
Postar um comentário