A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criou um modelo “presencial/on-line” na pós-graduação de MBI (Master in Business Innovation) em parceria com os próprios estudantes do curso. A iniciativa foi necessária devido ao isolamento social imposto pelo novo coronavírus.
Originalmente, o MBI era 100% presencial, com uma aula semanal que se estendia por 8 horas aos sábados. O novo formato foi adaptado para dois encontros virtuais de 3 horas, mais 1 hora de mentoria e outra hora de conteúdo criado pelo professor.
“Logo de início, ficou claro que manter aulas de oito horas não seria produtivo, pois, no ambiente virtual, as pessoas não conseguem fixar a atenção por períodos muito longos”, conta Pablo Funchal, coordenador do MBI em São Paulo.
Remodelando o MBI
O conteúdo do curso aproveita o meio digital e ferramentas tecnológicas para o uso de multimídia –textos, podcast, vídeos e webinars.
“Existia um ceticismo de que seria possível realizarmos essa adaptação, pois o curso foi criado para ser presencial e a troca de experiências e o contato entre os participantes era um grande diferencial”, relata Funchal.
Para manter essa interatividade entre os participantes, foi criado um esquema de ambientes digitais. Primeiro, os estudantes são separados em salas virtuais para a realização das atividades e depois são reunidos em um ambiente principal. A mentoria também preza pela troca direta de vivência e de conhecimento.
“O novo modelo se mostrou um sucesso”, diz Funchal. “A reação dos alunos foi favorável à adoção do novo formato.”
Antes da implementação, foram realizadas aulas-testes com estudantes e o programa foi sendo repensado e adequado de acordo com os feedbacks dos participantes.
O MBI, um MBA com foco em inovação, é oferecido em São Paulo, São Carlos, Sorocaba e Campinas. O curso lato sensu tem duração de dois anos e é divididos em três módulos: o Self Innovation, Startup Innovation e Corporate Innovation.
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