A metodologia Steam é baseada em cinco pilares: ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática. São esses os fundamentos que dão origem ao nome do método (science, technology, engineering, arts e mathematics – Steam), originalmente em inglês. Ela é um processo de ensino alinhada com o uso das tecnologias e com questões da atualidade.
Segundo o blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), Steam é um tipo de abordagem que traz muitas vantagens no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Afinal, o pensamento crítico e uma tomada de decisão estratégica, bem como a curiosidade para buscar a raiz de um problema, são essenciais para o profissional dos dias atuais e do futuro.
Abaixo, conheça um pouco mais do método.
Quais os benefícios da metodologia Steam?
Sendo uma abordagem que envolve metodologias ativas, o Steam traz à tona os benefícios das metodologias ativas, que são inúmeros. Esse tipo de abordagem contribui ativamente para que os alunos sejam empoderados e aprendam recursos para uma tomada de decisão mais estratégica. Por isso, a metodologia Steam estimula o estudante a refletir sobre riscos de maneira mais eficaz, engajando-o na resolução de problemas e no processo produtivo, por meio da colaboração.
O que se pode perceber é que as habilidades desenvolvidas através de tal abordagem são muito procuradas no mercado de trabalho. Com a tecnologia sendo capaz de realizar uma série de tarefas operacionais, é muito importante que o profissional do futuro — ou mesmo aquela pessoa que ambiciona uma posição de liderança — desenvolva competências socioemocionais para exercer seu protagonismo.
Por isso, as vantagens de utilizar a metodologia Steam são:
· permitir o desenvolvimento da criatividade e da imaginação;
· estimular a resolução de problemas;
· ensinar técnicas e abordagens de persuasão;
· atuar com foco na colaboração e na interação;
· incentivar a inovação;
· integrar alunos e professores no processo de aprendizado.
E, na prática, como funciona o Steam?
A metodologia Steam pode ser utilizada em vários momentos da vida escolar do aluno. Isso acontece porque o fluxo das cinco etapas — investigação, descoberta, conexão, criação e reflexão — pode ser empregado para faixas etárias diferentes, de acordo com o objetivo do estudo.
Na educação infantil, por exemplo, as crianças conseguem construir cidades de forma colaborativa e integrada, com o uso de histórias e blocos que incentivam o lado lúdico do conhecimento.
Já para o pré-vestibular, pode ser criado um contexto fictício de busca por gestão de crise em uma empresa, envolvendo impactos na saúde dos clientes em questão e no fluxo de caixa da companhia utilizada como referência. Assim, o grupo deve se preparar para avaliar os possíveis caminhos a serem tomados, estudando riscos e oportunidades.
O que se percebe, no geral, com a metodologia Steam, é que ela permite explorar uma situação de modo bastante amplo para se chegar à resolução de situações-problema diversas. É o pensar “fora da caixa”.
Quer saber mais sobre a metodologia Steam? Acesse o blog Novos Alunos.
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