Um dos países mais desenvolvidos da Europa – e do mundo – a Alemanha está entre os principais destinos para estudantes que querem se aventurar com novas experiências. Conseguir uma bolsa de estudo na Alemanha é o sonho de muitos jovens.
No Brasil, existem algumas instituições que oferecem opções de bolsas de estudos para quem quer morar na Alemanha. Pós-graduação, cursos de idiomas, cursos extracurriculares. Há diversas opções diferentes que comportam todas as faixas etárias entre estudantes.
Pensando nisso, a Catraca Livre fez uma seleção de três instituições que de vez em quando oferecem bolsas de estudo na Alemanha. É importante ficar de olho nos sites e acompanhar os editais, sempre atentando-se às condições para se candidatar às bolsas. Confira:
CAPES: Bolsas de estudo para ensino superior na Alemanha
A Fundação CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é vinculada ao MEC (Ministério da Educação) para promover a expansão e a consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do Brasil.
Se você já possui o diploma da graduação, essa é a melhor instituição para verificar a existência de programas de pesquisa na Alemanha e conseguir a tão sonhada bolsa de estudo.
Para se inscrever nos editais, a CAPES passou a exigir de todos os candidatos e beneficiários dos programas de fomento da Diretoria de Relações Internacionais o registro no ORCID.
Para acompanhar o lançamento de novas bolsas de estudo na Alemanha, acesse o site.
DAAD: Bolsas para intercâmbios na Alemanha
A DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) coordena programas de bolsas de estudos oferecidos a estudantes de mais de 100 países, a fim de promover intercâmbios acadêmicos e científicos.
A DAAD é a opção mais versátil, que abrange possibilidades tanto para quem quer fazer um curso de idiomas na Alemanha, quanto para quem quer fazer pesquisa de doutorado, por exemplo.
Mozarteum Brasileiro: Bolsas para artistas
O Mozarteum Brasileiro é uma associação cultural que visa a produção, a valorização e a difusão da arte e da cultura, por meio da organização e da promoção de espetáculos de música, dança e teatro, por exemplo.
O Mozarteum é a opção para quem é artista no Brasil, e busca por uma especialização na Alemanha. A instituição detém o programa Canto em Trancoso, que reúne bolsistas de vários estados brasileiros. Eles participam de aulas gratuitas de interpretação e técnica vocal com importantes professores, durante uma semana.
Os bolsistas que mais se destacam são selecionados para um período adicional de estudos na Alemanha. Nesta quinta edição do programa, os vencedores da bolsa irão para Chorakademie Lübeck em 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário