O isolamento social tem sido uma tarefa emocionalmente desafiadora durante a pandemia do novo coronavírus. E para os idosos a palavra isolamento ganhou um significado ainda mais duro. Milhares deles vivem em casas de repouso e estão impossibilitados de receber visitas de familiares, privados do abraço de filhos e netos — medida necessária para reduzir os riscos a um grupo particularmente vulnerável à covid-19.
E uma ação que incluiu alunos dos colégios Santi, pH, Motivo e Sigma, alunos produziram mais de 400 cartas, cartazes, e vídeos que foram enviados durante todo o mês de maio aos idosos em abrigos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília. A ideia é de levar, nesse momento tão difícil, um pouco de alegria, amor, carinho e esperança aos idosos e, ao mesmo tempo, trabalhar nos estudantes valores fundamentais como solidariedade e empatia.
“Entendemos que uma boa educação não se restringe ao desempenho escolar. É preciso oferecer uma formação integral que valorize tanto habilidades cognitivas quanto socioemocionais. Queremos formar mais do que profissionais de excelência, mas cidadãos empáticos, comprometidos com a transformação social do seu contexto”, enfatizou Juliana Diniz, diretora pedagógica da Saber, frente de escolas privadas de educação básica da Cogna.
#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:
- Lista de serviços de acolhimento emocional à distância
- 3 motivos para curtir a sua própria companhia
- 5 dicas essenciais para os ansiosos de plantão
- 4 dicas de autocuidado com a saúde mental
- 3 tipos de meditação para dormir melhor
- Receitas de doces e salgados para você testar
- Cursos e plataformas online para estudar
- Agenda de lives para dançar e cantar no quarto
A distribuição do material foi registrada pelos responsáveis das casas de repouso para que os estudantes possam acompanhar o efeito da ação. “A adesão ao projeto foi muito positiva e superou as expectativas. Os alunos entenderam bem a mensagem e se mostraram empolgados diante da possibilidade de ajudar, o que nos faz crer que estamos no caminho certo”, completou Juliana.
Veja também: Coronavírus: cuidados para não colocar a saúde dos idosos em risco
Veja também: Coronavírus: laboratório oferece teste gratuito para idosos em SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário