quinta-feira, 12 de março de 2020

Coronavírus: Unicamp suspende aulas até 29 de março

A reitoria da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) informou nesta quinta-feira, 12, que estão suspensas, de 13 a 29 de março, todas as atividades da instituição. A medida foi tomada em virtude da pandemia de coronavírus.

Segundo o comunicado oficial, serão mantidas apenas as atividades essenciais, “a ser definidas e informadas à comunidade pelo comitê de crise criado pela reitoria”. Além disso, todas as viagens de docentes e funcionários da Unicamp estão suspensas nesse período.

“Cada órgão da administração central deverá definir e submeter seu plano de contingência ao comitê de crise ainda nesta quinta-feira, 12. A área da saúde divulgará comunicado específico sobre quais atividades serão suspensas e quais serão mantidas”, informou a universidade.

View this post on Instagram

COMUNICADO IMPORTANTE | #Coronavírus . ➡Em virtude da pandemia de coronavírus, estão suspensas de 13 a 29 de março todas as atividades da #Unicamp. Serão mantidas apenas as atividades essenciais, a ser definidas e informadas à comunidade pelo comitê de crise criado pela Reitoria. . ➡ Cada órgão da Administração Central deverá definir e submeter seu plano de contingência ao comitê de crise ainda nesta quinta-feira (12). A Área da Saúde divulgará comunicado específico sobre quais atividades serão suspensas e quais serão mantidas no período. . ➡Todas as viagens de docentes e funcionários da Unicamp estão suspensas, bem como o recebimento de visitantes. . ☑Novos comunicados sobre ações e medidas relacionadas à pandemia serão divulgados oportunamente pelos canais de comunicação do site e nas mídias sociais.

A post shared by Unicamp (@unicamp.oficial) on

UFRJ suspende atividades extracurriculares

A Universidade Federal do Rio de Janeiro também publicou nota sobre diretrizes em relação às atividades acadêmicas e administrativas da instituição.

Entre os principais tópicos estão a suspensão de atividades extracurriculares, cancelamento de férias de servidores considerados essenciais no combate ao vírus e quarentena para casos específicos.

Denise Carvalho, reitora da UFRJ, afirmou que o Rio de Janeiro recebe muitos turistas, e a universidade realiza muitas atividades que demandam viagens a trabalho.

“Temos o tamanho de um município de médio porte, com grande circulação nos nossos campi. É essencial que tenhamos um acompanhamento efetivo”, disse.

Casos no mundo

Na quarta-feira, 11, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia do novo coronavírus e informou que, nas próximas semanas, o número de casos, de mortes e o número de países afetados deve aumentar ainda mais.

De acordo com os dados da Universidade Johns Hopkins, que monitora a situação globalmente, com a ajuda de diversos institutos e ministérios de saúde dos países, os casos de pessoas infectadas já passam de 120 mil no mundo, com mais de 4 mil mortes.

Sintomas do novo coronavírus

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Cuidados para prevenir o coronavírus

Diante dos primeiros casos confirmados no Brasil, o Ministério da Saúde reforça as medidas de prevenção para evitar que o vírus se espalhe por aqui. São cuidados simples que reduzem o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas. Entre as medidas estão:

  • Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
    realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
    Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
 

Veja também: Pico do surto do novo coronavírus termina na China

Nenhum comentário:

Postar um comentário