O brasileiro lê, em média, somente 2,43 livros inteiros por ano. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil também revelou que o gosto pela leitura está diretamente relacionado à uma escolaridade mais elevada. Em outras palavras, pessoas que leem mais têm, geralmente, acesso mais amplo ao conhecimento.
Especialistas indicam que, ainda que a criança aprenda a ler por volta dos cinco anos de idade, é indicado que o costume seja explorado antes de tal idade para despertar, de fato, o interesse deles.
A criança pode observar e replicar o comportamento dos pais e cuidadores e, assim, pegar gosto pelos livros. Por isso, explore oportunidades lúdicas para incorporar a leitura na rotina da criança e dê o exemplo. Assim, a verdade é que nunca é cedo demais para incentivar a imaginação das crianças.
Os pais podem contar histórias para seus filhos quando eles ainda forem bebês! Se estiverem dando seus primeiros sinais de comunicação, que seja apenas balbuciando, já é possível começar a contar as histórias. Nessa fase, só garanta que esses contos sejam mais curtos e leves.
Nove livros infantis sensacionais que todo adulto deveria ler
Vá, gradativamente, aumentando a intensidade das emoções e o tamanho das narrativas. Quando menos esperar, seus filhos vão devorar livros inteiros!
Alguns cuidados são essenciais para que a criança se interesse pela leitura. Podemos citar algumas dicas, como:
- apresente ao pequenos livros que estão de acordo com a faixa etária deles, com histórias adequadas e que eles vão compreender;
- deixe que o bebê ou a criança explore o livro, folheia as páginas e viva um momento de descoberta;
- não empurre ou force a leitura, porque pode surtir o efeito contrário. Por isso, deixe livros espalhados por lugares estratégicos, para que o interesse surja naturalmente;
- ao ler para os filhos, interprete frases e história, dando vida aos personagens ao descrever as imagens que decoram as páginas.
Gostou destas informações? Continue lendo no blog Novos Alunos.
Veja também: Leitura é uma ótima atividade de alfabetização para a criança
Nenhum comentário:
Postar um comentário