A segunda fase da Fuvest acontece nos dias 6 e 7 de janeiro. Ao todo, 35 mil alunos prestarão o vestibular para conseguir uma vaga na Universidade de São Paulo (USP). A preocupação nesse momento é com as questões que estão por vir, principalmente, da disciplina mais temida entre os jovens: a matemática. Mas como saber quais temas estudar para o exame?
Um dos influenciadores de matemática com mais seguidores no YouTube, o Professor Ferretto, do canal Ferretto Matemática, explica que existem diversos temas que podem cair na prova, mas a dica é que os alunos, nessa altura do campeonato, revisem todos os conteúdos já estudados na primeira fase para tentar garantir uma nota boa na reta final. “O candidato não deverá se preocupar com a parte de contextualização, pois as questões são mais complexas, exigem mais demonstrações, e será necessário saber bem as propriedades de todos os assuntos”, comenta.
Além disso, como a segunda fase da Fuvest é uma prova discursiva, é necessário que o candidato resolva o passo a passo, deixando bem clara toda a resolução do exercício. “Dessa forma, na hora da correção, o examinador terá como saber o que o aluno fez, qual raciocínio seguiu para chegar naquele resultado. Tudo será avaliado: clareza, didática e acerto da resposta”, comenta Ferretto.
Para o professor, toda a parte teórica e, principalmente as propriedades, devem ser bem compreendidas e revisadas. “Podem aparecer questões que exijam demonstração de alguma propriedade inserida na questão, e também esse conhecimento teórico mais complexo. Operações básicas devem estar bem entendidas, principalmente as operações com radiciação”, completa o Professor Ferretto.
Confira a seguir a lista de temas que devem ser cobrados nessa segunda fase, segundo Ferretto:
- Geometria Plana
- Progressão Geométrica
- Funções
- Geometria Analítica
- Análise Combinatória
- Inequações
- Conjuntos numéricos
- Sistemas lineares
Nenhum comentário:
Postar um comentário