Com a crescente presença da tecnologia no cotidiano do público adolescente e infantil, as crianças têm tido cada vez menos contato com a natureza, o que afeta não só a conscientização sobre a necessidade da preservação do meio ambiente, mas também o desenvolvimento humano e social delas.
Projetos como a horta na escola têm sido a saída para as instituições de ensino preocupadas em resgatar essa relação tão importante.
Conforme uma pesquisa realizada pelo Royal Horticultural Society em parceria com a National Foundation for Educational Research (NFER) — institutos que promovem a horticultura e a educação, respectivamente —, as crianças que fazem atividades na horta da escola melhoram o seu desempenho acadêmico, físico e mental quando comparadas aos alunos que não possuem essa experiência no ambiente escolar.
Oferecer espaços para o cultivo dentro da escola infantil aproxima os alunos da natureza, gerando uma importante relação afetuosa com a mesma, de modo a conscientizá-los sobre a importância de cuidarmos das plantas e do meio ambiente no geral.
Essa proximidade e afetividade com a natureza, é o primeiro passo para a construção efetiva e permanente de hábitos sustentáveis.
-
Apresenta a origem dos alimentos
Saber o que está sendo consumido, quais são os nutrientes necessários para o crescimento e de onde vêm os alimentos é fundamental para as crianças, que estão iniciando a formação dos seus hábitos.
Ao colocarem a mão na terra e plantarem frutas e verduras na escola, os alunos se familiarizam com os alimentos, compreendem do que eles são feitos e como podem contribuir para uma alimentação adequada.
Dessa forma, é possível incutir no seu filho o hábito de se alimentar saudavelmente desde cedo, ajudando-o a distinguir o tipo de alimento que lhe faz bem dos que não trazem benefícios para a sua saúde.
Isso diminui os riscos de desenvolvimento de doenças, o torna consciente sobre a importância de comer bem e, com certeza, acaba com cara feia na hora de comer salada no jantar.
-
Equilibra o uso de eletrônicos e o contato com a natureza
Apesar de oferecer diversos benefícios, o uso da tecnologia também pode trazer riscos para as crianças — como o isolamento, distúrbios emocionais e o distanciamento da natureza.
Ter um espaço que estimula o contato com o meio ambiente na instituição de ensino é essencial para equilibrar o uso de eletrônicos com o conhecimento a respeito do ecossistema.
O primeiro contato com a natureza é capaz de abrir portas para despertar a curiosidade do aluno sobre o assunto, fazendo com que ele tenha um estímulo a mais para participar de atividades ao ar livre em vez de ficar o dia todo conectado aos aparelhos eletrônicos.
-
Promove o desenvolvimento motor
Ajudar a plantar as sementes das verduras ou a regar as plantas na horta são atividades físicas que ajudam no desenvolvimento motor infantil, de maneira a otimizar a movimentação e o equilíbrio dos pequenos e deixando as suas ações mais precisas.
Além disso, participar da horta na escola infantil contribui com o melhoramento do desenvolvimento cognitivo e sensório-olfativo, uma vez que os alunos recebem novos conhecimentos sobre a natureza, tocando, visualizando e comendo aquilo que plantam.
-
Possibilita a aprendizagem na prática
Absorver a teoria em sala de aula e colocar os conhecimentos em prática é crucial para potencializar o processo de aprendizagem.
A horta na escola pode servir de base para o aprendizado das disciplinas e dos seus conteúdos. Na aula de ciências, por exemplo, os alunos podem acompanhar de perto como se dá o nascimento e o crescimento das plantas. Já nos ensinamentos de matemática, o professor pode trabalhar economia doméstica por meio do uso dos alimentos plantados.
O cultivo de uma horta cria situações de aprendizagem reais e diversificadas, o que permite ampliar a inserção e as discussões dos temas trabalhados dentro da sala. Ou seja, ao plantar frutas e verduras, as crianças também poderão colher conhecimentos que serão levados pela vida toda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário